AEROMODELISMO

O aeromodelismo é um actividade aeronáutica que consiste na operação de modelos à escala radio-controlados. Os modelos mimetizam o funcionamento e dinâmica das aeronaves reais e são controlados através de um receptor que recebe os sinais do transmissor (comando) para mover as superfícies de controlo através de servo-mecanismos.

 

Os avanços na electrónica verificados ao longo dos últimos anos permitiram uma redução de custo dos equipamentos e a expansão da modalidade. As aplicações do aeromodelismo não se limitam à vertente lúdica, mas, podem também ser estendidas para fotografia aérea, recolha de dados meteorológicos e teste/modelação aerodinâmica.

 

O Aeroclube de Torres Vedras tem uma comunidade de aeromodelistas activa e instalações adequadas e devidamente homologadas para a prática da modalidade em conformidade com as regras da Federação Portuguesa de Aeromodelismo (FPAm). Actualmente, possui uma pista asfaltada com um comprimento de 170 metros. No ano de 2013 o ACTV teve oportunidade de estar envolvido na organização do campeonato do mundo da prova de acrobacia de precisão (F3A). O aeródromo recebeu vários praticantes da modalidade provenientes de várias regiões do mundo.

© 2016 Aeroclube de Torres Vedras.