MISSÃO

Atualmente, o plano de atividades promovido pelo Aeroclube de Torres Vedras tem um enquadramento centralizado numa visão de Instituição de Utilidade Pública aplicada ao Século XXI.

Deste modo, a missão do Aeroclube de Torres Vedras passa pela disseminação das disciplinas da Ciência e Aeronáutica, primando pela segurança e promovendo a excelência e rigor aeronáutico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Aeroclube de Torres Vedras afirma-se como uma entidade com um papel importante na Sociedade e com um potencial de valorização da economia regional e nacional através da realização de vários eventos aeronáuticos que atraem anualmente centenas de visitantes e turistas à região do Oeste.

Em paralelo à Escola de Voo, o Aeroclube de Torres Vedras criou duas áreas de atuação inovadoras no panorama da Aviação nacional:

Ciência Aeroespacial: criação de um centro de ciência designado AeroEspaço – Centro de Ciência do Ar e do Espaço, com o objetivo de promover e divulgar a Cultura Cientifica e Tecnológica nas áreas do Ar e do Espaço;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desporto Aeronáutico: criação do Centro Nacional de Aviação Desportiva, com o objetivo de promover e organizar competições nacionais e internacionais por forma a tirar o maior partido do Aeródromo da Praia de Santa Cruz e da histórica experiência de voo do Aeroclube de Torres Vedras.

 

O currículo atual do AeroEspaço conta com a participação e parceria em projetos científicos com a ESA (Agência Espacial Europeia), através da organização de iniciativas de carácter internacional, tais como o CanSat European Rocket Launch Campaign. A nível nacional o AeroEspaço colabora ativamente com a Academia da Força Aérea Portuguesa apoiando projetos relacionados com a investigação em veículos aéreos não-tripulados (UAVs) e com a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva, na organização de projetos educativos para inspirar os Jovens à descoberta da Ciência Aeroespacial.

 

O ramo desportivo do Aeroclube de Torres Vedras organizou o Campeonato de Rally Aéreo Nacional e competições internacionais da Federação Aeronáutica Internacional incluindo o Campeonato do Mundo de Aeromodelismo F3A. Adicionalmente, no ano de 2013 organizou um evento de desporto aéreo multidisciplinar único em Portugal - Santa Cruz Air Race. O evento consistiu na combinação de várias modalidades aeronáuticas ao longo de 8 dias consecutivos durante o pico do Verão. Para além destas atividades, o Centro Nacional de Aviação Desportiva, promove e apoia o treino de pilotos para competições nacionais e internacionais da modalidade de Rally Aéreo.

 

O ano de 2016 culminou num marco importante na História do Aeroclube de Torres Vedras. Durante o ano do 70º aniversário do Aeroclube, foram organizados os dois maiores eventos a nível mundial nas áreas de Ciências Aeroespaciais e Aviação Desportiva. Foi com enorme orgulho que o Aeroclube de Torres Vedras organizou o mais importante projeto educativo espacial Europeu, em parceria com a Agência Espacial Europeia - European CanSat Rocket Launch Campaign. Adicionalmente, organizou em parceria com a Federação Aeronáutica Internacional o 20. º Campeonato Mundial de Rally Aéreo (20th FAI World Rally Flying Championship), representando um conjunto de iniciativos inovadoras na história Portuguesa do Ar e do Espaço.

 

As atividades de disseminação e cultura do espírito aeronáutico demonstram a importância de uma Instituição de Utilidade Pública no domínio aeronáutico, que tem como objetivo contribuir ativamente na Sociedade atual preservando a tradição e os valores de excelência da História do Aeroclube de Torres Vedras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© 2016 Aeroclube de Torres Vedras.