VOO SEM MOTOR

O voo sem motor (voo livre) é uma modalidade que compreende a utilização de aeronaves sem motor utilizando as variáveis naturais para permanecer em voo.

O principal desafio desta disciplina passa em permanecer no ar o maior tempo possível, aproveitando fenómenos naturais que geram massas de ar ascendente por forma a ganhar altitude.

É possível estabelecer um paralelismo entre as técnicas utilizadas no voo sem motor e o voo em planeio das aves. A dinâmica e inerente exigência desta disciplina permite que os pilotos desenvolvam boas capacidades na interpretação dos factores meteorológicos e aerodinâmicos durante o voo.

 

Aliado ao desafio inerente à prática desta modalidade, os praticantes de voo sem motor conseguem desfrutar de uma experiência única. Dado que não existe motor, o voo torna-se numa experiência serena e em sintonia com a Natureza.

 

Ao longo dos últimos anos, o Aeroclube de Torres Vedras dedicou-se à promoção da actividade em duas vertentes principais: a prática e formação de voo em parapente e voo em planador. A sua frota é actualmente composta por um Planador Grob G103 Twin Astir e um Motoplanador IAR Brasov IS-28M2/G.

© 2016 Aeroclube de Torres Vedras.